storytelling, ou simplesmente contação de histórias, é a arte de construir narrativas envolventes que cativam e ficam na memória — e no coração — do público.
contar histórias sempre fez parte da humanidade, desde a época em que nos reuníamos em pequenos grupos ao redor do fogo até hoje, quando histórias são compartilhadas em vídeos de 1 minutinho nos nossos feeds.
histórias mantêm as memórias ativas e honram os aprendizados dos nossos antepassados, mas elas também fazem algo especial, que vai muito além da questão prática: elas fascinam.
toda boa história envolvente é aquela em que nos vemos representadas. pense nos filmes da Pixar, como Toy Story, em que vemos os personagens lidando com inimizades e com a chegada da vida adulta; ou como Os Incríveis, em que vemos uma família tendo que lidar com as adversidades e os desafios de pessoas normais enquanto encaram vilões na sua vida secreta de heróis.
uma narrativa cativante é composta de 3 elementos que Aristóteles desenhou há mais de 2 mil anos: elas geram empatia, passam credibilidade e são transmitidas de uma forma lógica.
quando falamos em marketing de conteúdo, não fugimos disso.
a empatia é transmitida em conteúdos que narram a sua jornada, as suas superações e a de seus clientes. é o aspecto emocional da história.
a credibilidade é transmitida por meio de conquistas, méritos e as vitórias que você já teve.
a lógica vem por uma sequência temporal de fatos numa história com começo, meio e fim.
contar histórias é a forma mais humana que você tem de construir uma conexão e um diálogo genuínos com quem te acompanha.
conheça 3 aspectos de uma boa narrativa, segundo Aristóteles:
Ethos
é a parte do conteúdo onde você transmite credibilidade.
fala sobre a sua experiência, suas conquistas, tudo que está relacionado a você.
ideal constituir apenas 10% da sua história.
Pathos
é quando você cria uma conexão emocional com a sua audiência usando metáforas, comparações ou até com manifestações físicas, como sorrisos e lágrimas. transmitindo empatia.
principal parte da sua história, representando 65%.
Logos
é a maneira lógica de apresentar sua história, concatenando os dados de maneira compreensível e trazendo dados pesquisados. transmitindo lógica.
complementando a história com 25%.