não há dúvidas de que o capitalismo ajudou a sociedade a progredir.
essa economia impulsionou a ousadia de empreendedores para a criação de produtos e serviços cada vez mais inovadores. mas, ao longo do caminho, muitas empresas deixaram de lado a ética, visando apenas o lucro e esquecendo de contribuir verdadeiramente com a sociedade.
quem nos acompanha por aqui, já sabe que a gente vive falando sobre a importância de criar negócios que tenham sentido e conexão e o capitalismo consciente defende a ideia de que o capitalismo pode ser uma força tanto para razões econômicas, quanto para o bem social.
📗 no livro Capitalismo Consciente, John Mackey nos mostra que o dia mais importante das nossas vidas não se resume ao dia do nosso nascimento ou casamento, mas sim quando descobrimos nosso propósito e o porquê de estarmos nesse mundo.
os 4 pilares do capitalismo consciente respondem a 4 perguntas:
‘por quê?’, ‘o quê?’, ‘a quem?’ e ‘como?’,
cujas respostas se resumem aos pilares: propósito, cultura, líderes e stakeholders.
1º pilar: ‘por quê?’ | propósito maior
antes a reposta era ‘lucro’ mas hoje é ‘propósito’, que deve estar enraizado e focado em atender às necessidades reais das pessoas, e não em criar vícios ou desejos desnecessários. o lucro se torna uma meta para atingir o propósito e não o objetivo final.
2º pilar: ‘o quê?’ | cultura e gestão conscientes
ter uma cultura de confiança e transparência, onde as pessoas se sintam genuinamente seguras e cuidadas. vai além do modo como as coisas são feitas, está ligada aos princípios, valores e propósitos da organização.
3º pilar: ‘a quem?’ | liderança consciente
um líder consciente se preocupa com as pessoas, valoriza a cultura da empresa e entende a importância do propósito da organização, está sempre atento a mudanças, busca inovação e eficiência e trabalha para fazer o melhor para todos.
4º pilar: ‘como?’ | integração de stakeholders
empresas conscientes guiadas pelo seu propósito conseguem ter ligação especial com os seus stakeholders, os envolvendo em seus valores e ideias. criam um nível totalmente diferente de organização e mudam a mentalidade de todas as partes interessadas.
estes trechos foram retirados do livro Capitalismo Consciente, de John Mackey.
muitas pessoas têm uma visão de que o capitalismo gira em torno de dinheiro. mas não é sobre lucrar e lucrar. no mundo atual, uma empresa deve buscar muito mais do que apenas maximizar seus lucros, uma empresa que tem um propósito definido gera lucro para viver, e não ao contrário.
você já conhecia esse livro e o conceito de capitalismo consciente?
se a sua empresa necessita de uma consultoria e estratégia especializada em branding, entre em contato com a gente! 🪴