já ouviu dizer que a letra de uma pessoa dá indícios sobre sua personalidade? com as marcas não é diferente 💡
as diversas tipografias ou fontes representam diferentes características do perfil de uma empresa. dependendo da tipografia escolhida, a marca pode ser percebida como vintage ou contemporânea, romântica ou assertiva, casual ou elegante, artística ou realista e assim por diante.
✍️ as fontes serifadas têm floreios nas extremidades das letras, originalmente causados pelos pincéis dos artistas e usados como decoração. elas podem ser antigas, clássicas, neoclássicas, transicionais etc., e estão muito presentes em jornais, livros e documentos. é uma tipografia conservadora.
✍️ a tipografia não serifada não tem floreios e é mais moderna, contrastando e harmonizando com as fontes serifadas. com linhas retas e simples, a non serif enfatiza a legibilidade e a simplicidade. pode aparecer em estilos quadrados, grotescos, geométricos e humanistas.
✍️ os estilos caligráficos deixam de lado o visual compacto e privilegiam as formas naturais e cursivas das letras, imitando a escrita à mão. essa tipografia deve ser usada com cautela pois pode afetar a legibilidade dos textos.
✍️ a tipografia decorativa ou gráfica é muito vista em logos e renunciam às convenções para se tornar algo único, chamativo e sob medida. é pouco usada em textos, mas é tão marcante que torna a marca impossível de esquecer, justamente por sua exclusividade.
o que a tipografia da sua marca representa?