se branding é um universo, o Instagram é apenas um planeta 🪐
ele é só um dos pontos de lembrança da marca.
o Insta é uma plataforma em que criamos conteúdos envolventes e nos conectamos com nossos clientes, mas um perfil aqui é só um pedaço da criação da marca.
construir uma marca autêntica e significativa envolve muito mais do que apenas a presença nas redes sociais.
o branding é o processo de compreender, criar e gerenciar uma marca que envolve ações para identificar e posicioná-la no mercado, diferenciando-a dos concorrentes.
o Instagram pode ajudar a promover a marca e a criar uma conexão emocional com os usuários da rede, mas não tem como substituir uma estratégia de branding nem ser o foco dela.
a marca precisa ser construída de maneira consistente em todas as interações com o cliente — e adivinha? uma rede social é só uma delas. alguns elementos do branding são nome, símbolos, identidade visual, propósito, proposta de valor, elementos de diferenciação, arquétipo, missão, personalidade de marca, tom de voz, história, elementos visuais, produto ou serviço, posicionamento, manifesto, atributos emocionais, atributos racionais, temas para mídias, palavras-chave qualquer um desses itens pode fazer as pessoas lembrarem da sua marca, e as mídias são só uma parte disso.
quando você começar a ver o perfil do Instagram como apenas um planeta no universo de branding, você terá entendido tudo 🌿