o design centrado no usuário (UCD, de ‘user centered design’) é uma abordagem de design que prioriza as experiências e as necessidades do usuário desde o início até a conclusão do produto.
🔎 embora sejam parecidos, o UCD e o UX não são iguais!
enquanto o design centrado no usuário se refere ao processo e estratégia aplicada para projetar experiências, a experiência do usuário (UX) lida diretamente com a experimentação do consumidor com o produto.
o UCD está diretamente conectado ao branding, pois ambos se concentram na experiência e na percepção do usuário.
compreender os valores e motivações do público pode potencializar a eficácia das mensagens de marketing da marca ✨
no branding, o UCD pode fortalecer e tornar mais consistente a identidade de uma marca. isso porque, entendendo e atendendo às necessidades do usuário, ela pode se posicionar de forma a ressoar com seu público-alvo, melhorando a experiência geral e aumentando a lealdade e satisfação do cliente.
uma estratégia centrada no usuário pode resultar em uma identidade de marca mais forte e consistente. ao priorizar o usuário em todas as etapas do processo de design e desenvolvimento do produto, a marca garante que todos os aspectos do produto (desde a qualidade e design até a embalagem e experiência de compra) reflitam a identidade da marca.
e você, já conhecia esse termo? se a sua empresa necessita de uma consultoria e estratégia especializada, entre em contato com a gente! 🪴