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quando falamos em sustentabilidade, pode parecer contraditório que também criemos a id complementar das marcas com aplicações em materiais impressos, mas o fazer consciente está presente no nosso trabalho e isso envolve considerar o mundo, as pessoas e as aplicações da identidade da marca.
branding consciente é o nosso processo de criar marcas:
- com participação ativa dos empreendedores
- inspirado pelo afetivo e pelo genuíno
- pensado nas pessoas e no mundo
todo projeto de branding envolve a criação da identidade visual complementar, que é a aplicação da marca em papel timbrado, canetas, copos, papel de parede, cartões de visita ou qualquer material impresso que fizer sentido para a marca.
mas isso não vai de encontro à responsabilidade sustentável que tanto pregamos?
tem quem prefira o digital e tem quem prefira o analógico, mas ambos podem coexistir com consciência:
afinal, o que pode ser digitalizado? o que precisa ser impresso?
sabemos que o digital é forte e a tendência é que o mundo se torne cada vez mais tecnológico. a caneta e a letra cursiva estão perdendo espaço para telas e teclas.
o natural, então, é que se mantenha em papel apenas o que for necessário — e como essa necessidade ainda existe, a id complementar ainda é elaborada. o impresso talvez nunca deixe de existir completamente, afinal, muita gente ainda prefere sentir o cheirinho do livro a ler em um dispositivo.
nos casos em que o uso do papel ou plástico for INDISPENSÁVEL, a aplicação consciente nos pede 3 coisas:
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o processo é gradual e engloba vários aspectos da economia de uma região, incluindo letramento digital e acessibilidade, mas a tendência é que o papel vá sendo cada vez menos utilizado.
como sua marca aplica a sustentabilidade hoje?