um processo de branding e criação de marca envolve a definição estratégica da aplicação da marca.
isso quer dizer que nós precisamos saber como vai ser a carinha da sua marca em materiais impressos, em redes sociais, com sobreposição de cores… precisamos pensar nas possibilidades de uso da identidade visual em diversos cenários.
segue lendo pra conhecer os termos:
🌿 logotipo principal
é a versão mais utilizada. geralmente é a versão horizontal, de onde partem todas as demais variações. é a versão mais completa, que representa o todo da marca. uso: materiais digitais e impressos grandes.
🌿 logotipo secundário
é uma versão reduzida. geralmente se apresenta em versão vertical, sendo a solução perfeita quando a aplicação exige restrição de espaço.
uso: materiais digitais e impressos pequenos.
🌿 submarca
é a versão redonda do logotipo, sendo opcional, dependendo as demais versões criados ela não se torna necessária.
uso: avatar de mídias, adesivos, redes sociais
🌿 ícone
é uma extensão visual independente, que não precisa ser baseada no logotipo principal. geralmente é pequeno. expressa a essência da marca.
uso: favicon e rodapé do site, avatar de mídias, como detalhe de assinatura
🌿 variação de cor
alternativas dentro da paleta de cores da marca para facilitar o uso do logotipo com cores diferentes ou em sobreposições
🌿 tipografia complementar
são as fontes que a marca utilizará em seus textos, títulos, destaques e assinaturas
uso: muito vista em posts e materiais impressos
🌿 margens de segurança
são espaços para destacar e proteger o logo em uso, evitando que ele fique cortado ou ilegível
🌿 redução máxima
é o tamanho mínimo permitido para que todos os elementos do logo continuem visíveis
🌿 id complementar
aplicabilidade da marca em itens de papelaria, sacolas, papel timbrado etc
🌿 marca d’água
é logotipo principal, submarca, ícone e a variação de cor sem o fundo para que sejam aplicados sobre fotos
🌿 mockup
é a aplicação da identidade visual em materiais realistas com o intuito de demonstrar como a marca de comporta em diferentes usos
🌿 pattern
é uma espécie de estampa, que ajuda a compor e trazer mais personalidade da marca. um famoso exemplo é o da Louis Vuitton, que usa a sequência de LV e trevos para estampar suas bolsas.
🌿 positivo e negativo
são versões em preto e branco do logotipo que permitem o reconhecimento e a harmonização da marca com outras cores.