muito mais do que vender soluções, hoje as marcas são pontos de conexão entre pessoas com valores e problemas parecidos. isso significa que a mensagem tem que estar alinhada à aparência para que a empresa seja percebida como propagadora dos princípios e soluções ideais.
aqui entra a psicologia das cores, que é o estudo do impacto das cores na percepção dos consumidores:
a imagem que sua marca transmite é representada também pelas cores que ela carrega, pois cada cor — e suas nuances — simboliza uma emoção diferente.
a Rolex, por exemplo, é uma marca que passa a mensagem de luxo, portanto suas três cores devem transmitir essa sensação: o branco é digno e verdadeiro, o verde é abundante e o dourado é sucesso. tudo isso é pensado para atrair as pessoas certas para a compra e o estilo de vida que a Rolex promove.
o que você fala e o que você mostra têm que estar alinhados.
uma empresa que quer passar uma imagem jovial e se comunicar com a geração z talvez tenha dificuldades de atingir o público-alvo se usar as cores preta e branca; o amarelo e o roxo podem ser mais certeiros nesse caso.
as cores são tão poderosas que podem até virar movimento — já ouviu falar em Barbiecore? é uma tendência fashion inspirada pela boneca e pelo lançamento de seu mais recente filme que consiste em apostar em tons de rosa para compor looks que evoquem a delicadeza, o romantismo e a inocência da marca.
que emoções as cores da sua marca causam?