branding ou posicionamento, de modo bem geral, é o lugar que sua empresa ocupa na mente e no coração das pessoas. quando alguém pergunta “o que é essa marca?", a resposta é o posicionamento. vamos ver um exemplo para facilitar?
o nubank é um queridinho brasileiro que se posicionou no mercado como disruptivo, leal, facilitador e acessível. toda a comunicação, o conteúdo e o atendimento de quem trabalha lá foi construído de forma a reforçar esses adjetivos. isso é o que marca as pessoas; esse é o branding.
mas se o nubank mudasse um pouco seu jeito de ser, para que o público se sentisse confortável com as mudanças, a empresa precisaria passar por um processo de rebranding, que é a estratégia de reposicionamento que envolve uma transição, seja de valores, propósito, produtos e serviços ou até para fortalecer a relação dos colaboradores com a empresa.
toda marca é uma promessa, concorda? nós compramos a expectativa da entrega de uma empresa, não exatamente o produto em si. pense assim: quando você precisa de um aspirador de pó novo, você procura praticidade, silêncio e eficácia para manter sua casa limpa, porque uma casa limpa te causa uma sensação gostosa. é isso! você compra um aspirador de pó pensando na promessa de se sentir bem dentro do próprio lar.
quando a promessa de uma empresa muda, ela precisa se posicionar no mercado com essa promessa nova. o público precisa ser comunicado das mudanças que acontecerão para que os compradores ou usuários mais fiéis não se sintam traídos ou negligenciados.
fazer rebranding é expressar para o mundo e para seus colaboradores a evolução da sua marca alinhando as expectativas de todos que estão em contato com ela. assim, a empresa consegue manter sua base de fãs e ter colaboradores engajados com a missão.