muitas pessoas nos pedem dicas para criarem sozinhos a sua marca.

sim, a gente sabe que não é todo mundo que consegue investir muita grana (ou grana alguma) na criação de id visual, ainda mais quando se está começando.

se você quer criar ou atualizar a sua marca, pega essas dicas:
contrate um profissional (ou aprenda um software)
pense bem, você pintaria paredes, instalaria pisos, fiação elétrica, tubulação, sem ter noção de como se faz? então, profissionais são profissionais porque sabem o que estão fazendo. contrate ou transforme-se em um 😉


busque referências
independente de você contratar um designer ou se aventurar em criar sozinho, é importante saber o que deseja. e só consegue chegar lá pesquisando várias possibilidades, ampliando sua bagagem. e existem sites além do Instagram e Pinterest para isso tá?
conheça ferramentas de criação
aqui na F&S somos Adobe lovers e usamos o pacote todo, mas o mais indicado para criação de logo é o Illustrator. há quem prefira o Corel Draw.
as duas são pagas, mas existem opções free. muita gente usa o Canva, por ser gratuito (em partes) e ser simples de usar. de fato, é bom para quebrar galhos, mas não é o ideal para criação de logos, pois não permite o uso de vetores.
mas existe um novo queridinho chamado Figma, que é gratuito, cheio de funções e que trabalha com vetores.

e o que é vetor?
é quando o arquivo é desenhado de uma forma que possa ser aumentado infinitas vezes sem perder qualidade, sem ficar 'pixelada' sabe?
com esses 3 primeiros passos, você pode começar a criar sua marca você mesmo.
é um grande caminho, não tente apressar as coisas. vá pesquisando, organizando as ideias, fazendo testes. comece a rascunhar no papel e só depois vá para as ferramentas digitais.

e se você prefere deixar a criação com os profissionais, ficaremos felizes em ajudar você a ter um logo memorável para a sua marca ✨