o employer branding é o posicionamento de uma empresa em toda a sua comunicação que atrai candidatos qualificados e valoriza a experiência positiva dos colaboradores que já estão na casa.
o que isso significa na prática?
significa inspirar os colaboradores para que eles sejam promotores da marca e fazer com que os talentos que estão fora queiram entrar.
de modo geral, é a união entre o marketing e a gestão de pessoas que ajuda a aliviar dores de profissionais de recursos humanos e gestores de várias áreas de uma empresa, porque:
❇️ reduz a rotatividade
❇️ otimiza a seleção de pessoas
❇️ atrai candidatos mais qualificados e alinhados à empresa
faz parte do employer branding divulgar iniciativas de sucesso e o dia a dia da empresa para que as pessoas sintam vontade de trabalhar nela, mostrando a satisfação de seus colaboradores e os benefícios que oferece.
ele está presente no recrutamento, na seleção e no onboarding dos candidatos, percorrendo todas as fases comunicação e do atendimento pelos profissionais de recursos humanos, inclusive após a contratação.
o que acontece na sua empresa com o employer branding?
✅ você tem colaboradores mais engajados e gestores mais empáticos
✅ mais produtividade das equipes e funcionários mais satisfeitos,
✅ inovação em seus produtos e serviços e clientes mais felizes.
o employer branding aparece também na proposta de valor, que é a forma como os candidatos verão os benefícios racionais e emocionais que receberão ao conviver com a empresa. o que contribui para isso é a clareza de valores da própria empresa.
a experiência do colaborador junto com a gestão de pessoas e a cultura organizacional formam uma pirâmide de atração e engajamento de pessoas. como você está cuidando da sua?