o nome é o começo de uma grande marca. é o grande identificador do seu negócio e, por isso, é importante conhecer os passos para criar o nome ideal.
você está com a cabeça borbulhando de ideias, já pensou detalhadamente como será cada etapa do serviço ou produto e agora chegou uma hora difícil: qual nome escolher para a marca?
escolher o nome da sua marca é muito importante, afinal:
- será repetido milhares de vezes
- será o primeiro contato que os clientes terão com sua marca
- é o retrato da personalidade da marca
mas o que é naming?
é um termo em inglês que significa 'nomear'
é o conjunto de técnicas que auxiliam no desenvolvimento e criação de um nome, que pode ser de uma marca, coleção, produto, serviço, evento e tudo mais seja possível nomear
conheça o método Flor&Ser para criar um naming certeiro
ao longo de 8 passos vamos te guiar para definir o nome da sua marca
prepara papel e caneta e acompanha a gente por aqui:
1. posicionamento
identifique características chave sobre o posicionamento que você quer dar para sua marca
💬 descreva em pelo menos 3 palavras o que a marca faz e mais 3 palavras com a mensagem que deseja transmitir
2. mapa mental
a melhor solução para gerar um volume amplo de possibilidades e deixar a criatividade fluir
🧠 desenhe duas colunas e selecione uma palavra de cada tópico anterior, coloca 1 item do que sua marca faz na coluna descritivo e 1 item da mensagem que quer transmitir em posicionamento. depois é só escrever as palavras que vêm à sua mente relacinadas a cada conceito
3. concorrentes
tenha em mente que a ideia é se diferenciar e não apenas mais um no mercado
🚀 observe o nome de marcas concorrentes já consolidadas no mercado, principalmente na sua região e tente fugir de nome parecidos e/ou correlatos
4. memorização
agora que você já conseguiu ampliar as possibilidades de nomes, chegou a etapa de selecionar as melhores ideias
💭 um primeiro filtro é ter em mente que palavras curtas são mais fáceis de serem lembradas, portanto, selecione algumas palavras que você mais gostou com até 10 caracteres
5. sonoridade
para que o nome seja eficiente é fundamental aproveitar os benefícios da audição, verificando se ele é agradável de falar e de ouvir. com suas opções selecionadas, verifique:
👄 pronúncia: proporciona boa sensação bucal? fale o nome em voz alta e observe se flui naturalmente na boca
👂🏼auditivo: o nome soa atraente? peça para alguém ler em voz alta e perceba se o som é agradável
6. visual
percebemos o mundo através dos 5 sentidos e a visão é o sensor mais preponderante em nós, seres humanos, por isso é importante prestar atenção à estética do naming. na sua seleção de palavras, perceba os seguintes aspectos:
👁️ aparência: as formas das letras são agradáveis? note o equilíbrio e simetria entre as letras
🌀 escrita não ambígua: o nome é fácil de ler? cuidado com duplo sentido, significado comprometedor, dificuldade de leitura rápida
7. associações culturais
tudo que nos rodeia passa algum tipo de mensagem baseado no ambiente cultural que estamos inseridos
🌍 é importante verificar se o nome escolhido pode gerar associações comprometedoras, ofensivas ou inadequedas em qualquer idioma. nunca sabemos o dia de manhã, vai que sua marca possa transpor fronteiras
8. registros
mesmo que você tenha achado o nome perfeito, único, especial, para tudo nessa vida é importante ter um plano B
🔎 selecione mais de uma opção de nome, pois tudo por ir por água abaixo quando fizer uma pesquisa de viabilidade para registro de marca no INPI e este nome já existir na classe de atuação que você deseja, sem contar a disponibilidade de nome para razão social, domínio de site e nome de perfil para mídias sociais.
esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você 💚
se mesmo assim tiver dificuldades e precisar de ajuda, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em criar o nome da sua marca.