![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/336ca83e-19be-4314-b088-e18ae63c0e9a_rw_1200.png?h=d24e9fbc814ff9ceda39808eee0b9168)
o nome é o começo de uma grande marca. é o grande identificador do seu negócio e, por isso, é importante conhecer os passos para criar o nome ideal.
você está com a cabeça borbulhando de ideias, já pensou detalhadamente como será cada etapa do serviço ou produto e agora chegou uma hora difícil: qual nome escolher para a marca?
escolher o nome da sua marca é muito importante, afinal:
- será repetido milhares de vezes
- será o primeiro contato que os clientes terão com sua marca
- é o retrato da personalidade da marca
mas o que é naming?
é um termo em inglês que significa 'nomear'
é o conjunto de técnicas que auxiliam no desenvolvimento e criação de um nome, que pode ser de uma marca, coleção, produto, serviço, evento e tudo mais seja possível nomear
conheça o método Flor&Ser para criar um naming certeiro
ao longo de 8 passos vamos te guiar para definir o nome da sua marca
prepara papel e caneta e acompanha a gente por aqui:
1. posicionamento
identifique características chave sobre o posicionamento que você quer dar para sua marca
💬 descreva em pelo menos 3 palavras o que a marca faz e mais 3 palavras com a mensagem que deseja transmitir
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/c4511919-bab9-45a7-9b97-d95a75ecc507_rw_1200.png?h=b3da1f4e7c89b13158f41b95afcbcc69)
2. mapa mental
a melhor solução para gerar um volume amplo de possibilidades e deixar a criatividade fluir
🧠 desenhe duas colunas e selecione uma palavra de cada tópico anterior, coloca 1 item do que sua marca faz na coluna descritivo e 1 item da mensagem que quer transmitir em posicionamento. depois é só escrever as palavras que vêm à sua mente relacinadas a cada conceito
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/a8885046-a745-4e16-a5db-e4a0a5ba939f_rw_1200.png?h=f59cb1e4d1ed4012fae018586eb16765)
3. concorrentes
tenha em mente que a ideia é se diferenciar e não apenas mais um no mercado
🚀 observe o nome de marcas concorrentes já consolidadas no mercado, principalmente na sua região e tente fugir de nome parecidos e/ou correlatos
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/d0b1d86e-6d86-4728-8634-d238e52750f8_rw_1200.png?h=4efa2cd6410bcd16d5619c45a6e92a5b)
4. memorização
agora que você já conseguiu ampliar as possibilidades de nomes, chegou a etapa de selecionar as melhores ideias
💭 um primeiro filtro é ter em mente que palavras curtas são mais fáceis de serem lembradas, portanto, selecione algumas palavras que você mais gostou com até 10 caracteres
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/82abae23-c3cf-4c9b-a6b6-eb5c9b74b14a_rw_1200.png?h=c8581270db2414b809025f22ad248d38)
5. sonoridade
para que o nome seja eficiente é fundamental aproveitar os benefícios da audição, verificando se ele é agradável de falar e de ouvir. com suas opções selecionadas, verifique:
👄 pronúncia: proporciona boa sensação bucal? fale o nome em voz alta e observe se flui naturalmente na boca
👂🏼auditivo: o nome soa atraente? peça para alguém ler em voz alta e perceba se o som é agradável
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/149c693e-1a6f-4443-8928-4d20ae492078_rw_1200.png?h=a5ec419626eeb77f8954022a87bce8ed)
6. visual
percebemos o mundo através dos 5 sentidos e a visão é o sensor mais preponderante em nós, seres humanos, por isso é importante prestar atenção à estética do naming. na sua seleção de palavras, perceba os seguintes aspectos:
👁️ aparência: as formas das letras são agradáveis? note o equilíbrio e simetria entre as letras
🌀 escrita não ambígua: o nome é fácil de ler? cuidado com duplo sentido, significado comprometedor, dificuldade de leitura rápida
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/491f18a4-8287-477a-859c-f68c2b8ed2eb_rw_1200.png?h=086fb78e1cdb944db21879884f4b77cb)
7. associações culturais
tudo que nos rodeia passa algum tipo de mensagem baseado no ambiente cultural que estamos inseridos
🌍 é importante verificar se o nome escolhido pode gerar associações comprometedoras, ofensivas ou inadequedas em qualquer idioma. nunca sabemos o dia de manhã, vai que sua marca possa transpor fronteiras
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/a6bd18a3-5a03-411f-a491-449d0fb3fbfb_rw_1200.png?h=6d06c93e6c874cdf6a754ec4e8162edb)
8. registros
mesmo que você tenha achado o nome perfeito, único, especial, para tudo nessa vida é importante ter um plano B
🔎 selecione mais de uma opção de nome, pois tudo por ir por água abaixo quando fizer uma pesquisa de viabilidade para registro de marca no INPI e este nome já existir na classe de atuação que você deseja, sem contar a disponibilidade de nome para razão social, domínio de site e nome de perfil para mídias sociais.
![](https://cdn.myportfolio.com/b9789f55-09fd-4277-b622-2bc1465874ef/3d50bfb2-8046-410f-b41b-610d94738f4c_rw_1200.png?h=f98828137c936d32ae3ce7cafae7a882)
esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você 💚
se mesmo assim tiver dificuldades e precisar de ajuda, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em criar o nome da sua marca.