ao contrário do que muitos acreditam, símbolo não é igual à marca e também não é um elemento obrigatório para uma marca.
confuso? ok, vamos explicar.
o símbolo é um elemento da id de marca que pode fazer parte do logotipo ou ser um elemento à parte. outro elemento que pode compor o logo, por exemplo, é o slogan|tagline.
✨ a sua função primordial dentro de uma identidade de marca é torná-la única e expressar a sua essência de forma visual.
existem algumas categorias em que podemos encaixar os tipos de logos conforme a utilização do símbolo: logotipo, imagotipo, isotipo e isologo.​​​​​​​
bom, agora que estamos com os nomes técnicos devidamente apresentados, destacamos 2 pontos:
1️⃣ essa nomenclatura não é uma regra, cada autor ou literatura aborda de formas e com nomes diferentes
2️⃣ pode chamar tudo de logo ou logotipo (de preferência no masculino 😉) que está tuuudo certo também!
tenha em mente que, quanto mais visual, de fácil reconhecimento e único for o design do seu logo, mais fácil será marcá-lo na mente e no coração dos seus consumidores 💚
a meta de vida de toda marca é ser como as grandes Apple ou Nike, que não precisam nem escrever a sua marca, seus símbolos falam por si só.
mas não precisa ser uma mega empresa para isso acontecer. anota essa:
🧠 se você pensa em criar ou atualizar o seu logo, tem uma regrinha de ouro quanto ao símbolo para seguir: o cérebro humano reconhece primeiramente as formas, depois a cor e só então processa o conteúdo da mensagem.​​​​​​​
veeem com a gente criar um logo memorável para chamar de seu ✨