para quem atua ou tem contato com branding, publicidade, design e áreas afins, essa é uma dúvida que pode ser eterna nas cabecinhas dos leigos e nem tão leigos assim.
existem explicações para tentar chegar a conclusões às vezes controversas. mas mesmo assim e a gente resolveu te falar qual é a linha de raciocínio que gostamos de adotar por aqui.
segue a gente:
❇️ logotipo: do grego 'logos' = palavra e 'typos' = letra
palavra masculina que representa visualmente uma marca. é composta pelo nome da marca|empresa em determinada composição de letras e cores. pode levar também um símbolo (mas isso é assunto pra ooooutro post).
❇️ logo: do grego 'logos' = palavra
é uma abreviação, quase um apelido da palavra logotipo. mesmo conceito, mesmo gênero.
❇️ marca: do germânico 'markas’ = significado
embora muitas pessoas entendam que marca é sinônimo de logo, na verdade a marca é muito mais ampla e envolve todos os elementos que identificam uma empresa, como nome, logo, slogan, identidade verbal e sensorial e por aí vai. o que define uma boa marca não é apenas a forma como ela é vista. é como ela é sentida.
❇️ logomarca: do grego 'logos' = palavra e do germânico 'markas’ = significado
essa expressão não é tão adequada por ser considerada um neologismo impreciso. ou seja, uma palavra inventada a partir de certos termos com origem duvidosa.
portanto, a gente entende que o logo ou logotipo é um menino 😉
mas sem polêmicas ou preciosismos! se você se sente confortável falando de outra forma, seja feliz. o importante é passar a mensagem.
o que você PRECISA saber é que logotipos devem ser únicos e exclusivos para cada negócio de forma a materializar toda a sua essência de forma visual. logos, assim como nomes de empresas, podem ser registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
e aí, sofria com essa dúvida? qual é o termo que você usa no dia a dia?