você já se perguntou de onde surgiu essa ideia de criar marcas para definir negócios?
neste conteúdo vamos te explicar tintim por tintim.
desde que o ser humano é ser humano, tem o instinto de demarcar o que é seu.
na pré história, os povos primitivos já desenhavam símbolos e grafismos como forma de definir a sua identidade ao lugar que ocupavam. caçadores gravavam desenhos em suas armas para indicar propriedade e os ceramistas pressionavam seus polegares na argila úmida para indicar a origem das peças.
na Antiguidade, escultores e pintores assinavam seus trabalhos como forma de diferenciar suas obras de outros artistas. nesta época os proprietários de animais utilizavam um símbolo em ferro quente para marcar a origem e a propriedade do seu gado.
e foi assim que nasceu o conceito de marca 💡
a palavra marca ou brand, em inglês, vem do termo nórdico brandr que significa queimar
na idade antiga, tornou-se comum o uso de marcas figuradas, não mais só para marcar sua propriedade, mas agora, para imprimir status de qualidade e contar a história de quem a criou.
no Brasil, o primeiro registro de propriedade das invenções e das marcas de comércio aconteceu em 1822, quando o Imperador D. Pedro assinou a primeira patente de invenção para uma máquina de descascar café.
por volta de 1850, com a evolução da industrialização na Europa e nos Estados Unidos, cada vez mais as marcas foram ganhando mais importância. a primeira marca a ser registrada no sistema de patentes dos Estados Unidos foi a Underwood’s Deviled Ham, criada em 1870 e que atua até os dias de hoje.
em 1923 foi criada a primeira instituição que regulamentaria as marcas, chamada de Diretoria-Geral da Propriedade Industrial (DGPI), que passou a ser chamado em 1933 de Departamento Nacional da Propriedade Industrial (DNPI).
mas foi na década de 70 com o crescimento econômico e da industrialização brasileira que o DNPI deu lugar ao atual INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Instituto que que concede a propriedade sobre a marca e o direito de utilizá-la com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil.
o certificado de registro de marca é como a escritura de um terreno, um documento oficial - amparado por lei - que atesta que uma pessoa ou empresa é dona de uma determinada marca.
assim como um patrimônio, uma marca registrada pode ser vendida, doada ou mesmo herdada. sabia disso?
esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você 💚
se tiver dificuldades com a criação da sua marca, entre em contato conosco, teremos o maior prazer fazer parte da sua jornada.