mas para começar:
afinal, o que é briefing?
são algumas perguntinhas que a empresa ou profissional de criação precisa fazer antes do início de qualquer projeto de design. é a primeira etapa, que vai mostrar caminhos a seguir (ou a não seguir) e o principal responsável pelo alinhamento das expectativas, gostos e desejos entre cliente e criador.

aqui na F&S nossa metodologia funciona assim:
- enviamos o questionário de briefing bem detalhado e com exemplos
- pedimos ao cliente que tire um tempinho para refletir sobre cada tópico antes de nos devolver preenchido
- depois, vem o nosso tempo de absorver e captar mais profundamente a essência
- e aí agendamos uma conversa de aproximadamente 1 hora, que pode ser presencial ou online

sabemos bem a importância e a delícia que é receber um briefing bem preenchido.
para quem trabalha com criação, os detalhes importam e muito. quanto mais se sabe sobre o que o cliente quer (e o que não quer), mais claro o caminho e a chance de acertos.

mas hoje nosso papo é com o outro lado da moeda.
🎙️ alô criativo, como anda o seu briefing? ele existe? cumpre o seu papel ou tá capenga? pode ser sincero, a gente sabe bem como funciona…

se nesse momento você está se sentindo envergonhado por não ter um briefing prático e funcional, não tema, que separamos 5 dicas valiosas para te ajudar.

1️⃣ organize os documentos: abre uma pastinha e salva nela proposta, contrato, cópias de emails ou whatsapp, briefing, referências e tudo mais. às vezes é bom dar uma revisada nisso quando a criação 'trava’ e ajuda ter tudo a mão

2️⃣ defina as etapas do projeto: junto ao briefing, crie um cronograma. isso vai garantir que você não fique procrastinando muito tempo em um mesmo job

3️⃣ colete informações relevantes: procure entender o produto|serviço, público, concorrentes, história, sócios e as preferências do cliente. cuidado com excesso de perguntas que podem ser cansativas e desnecessárias

4️⃣ se possível, valide as respostas em uma reunião: isso porque quando escrevemos, a tendência é sermos objetivos; quando falamos, mais detalhistas. assim você tem como fonte de pesquisa um roteiro objetivo (por escrito) e um detalhado (por conversa)

5️⃣ lembre-se que há um humano por trás da marca: não foque só na marca, ouça os anseios do cliente, ele vai amar falar sobre seus problemas e nessas conversas você pode captar algum detalhe que nem ele mesmo saberia falar - só cuidado para não extrapolar as horas do projeto, tempo é dinheiro!

e se você leu até aqui, temos um presentinho para você 💌