começar um negócio é sempre uma emoção e, como qualquer outra coisa nessa vida, tem coisas que a gente só aprende pela dor 🥴
é claro que cometemos erros quando começamos e provavelmente vamos cometer muitos outros, mas temos o hábito de errar rápido: escorregamos? tudo bem! mas esse deslize não vai acontecer de novo.
aprendemos algumas lições que gostamos de compartilhar pra que você não cometa o mesmo erro na sua empresa, afinal, empreender muitas vezes é um caminho solitário e nós queremos deixar nosso legado como empresa solidária, empática e colaborativa.
erro 1: não ter um sistema de gestao financeiro.
estávamos enlouquecendo com uma planilha de excel que precisava ser alimentada com dados do cliente, data de cada boleto que precisávamos gerar, ficar entrando diariamente na conta para ver qual cliente pagou e qual não pagou...
invistam em um sistema financeiro! otimiza o seu tempo e te dá poder ao conseguir organizar bem os recebíveis e o contas a pagar.
erro 2: não contar o tempo de cada serviço.
como no início a gente fazia um pouco de tudo, ficava complicado ter disciplina para contar o tempo de cada atividade. a gente fazia o preço de cada pacote de marketing de conteúdo de maneira bem macro. só que aí quando a gente mergulhou no detalhe, a gente viu que praticamente estava pagando para trabalhar.
dica de milhões: mensure o tempo de cada detalhe.
erro 3: não ter WhatsApp Business e usar números pessoais.
sexta 22h receber mensagem de cliente e não responder dava muita coceira.
dica de milhões: para sua sanidade mental, tenha um número separado, pode até ser no seu celular.
erro 4: não ter modelo de gestão de pessoas.
isso é algo que ainda estáem processo por aqui, faz só 1 ano que passamos a ter colaboradoras. e somos 3 sócias com perfis bem diferentes.
dica de milhões: definir reuniões semanais de acompanhamento de atividades com a equipe, realizar reuniões individuais para dar feedback e saber como a pessoa está se sentindo é essencial.