quem já viu o trecho do vídeo do Golden Circle | Simon Sinek?
esse TED do Simon foi um grande divisor de águas no Branding e foi gravado no ano de 2009! ainda assim, continua um vídeo muito atual e muito distante da realidade de algumas empresas.
mas é na biologia do círculo dourado que mora a verdadeira razão do que Sinek falou ser tão profundo e verdadeiro: por ter a ver com a nossa natureza de tomada de decisão.
🫀 o ‘porquê’ e ‘como’ moram em 2 partes bem primitivas do nosso cérebro, a parte reptiliana que gera nosso inconsciente e nosso instinto e o sistema límbico, que gera as nossas emoções e sentidos. e pasmem: ela representa 90% das nossas atividades cerebrais.
🧠 nossas marcas investem tempo demais em comunicar racionalmente o que fazemos, ativando apenas a parte racional do cérebro, que é o neocórtex, responsável pela linguagem e consciência; sendo que ela representa apenas 10% das nossas atividades cerebrais.
como as pessoas sentem, geralmente tem mais poder de conexão do que como elas racionalizam.
a verdade é que a lealdade do cliente é como o amor: ele não cresce pela razão, mas sim do coração.
sabemos que ‘coração’ não é uma palavra frequentemente ouvida no ambiente corporativo, e pode muitas vezes ser encarada como a ‘Síndrome de Poliana’, uma positividade irreal.
porém, se desejamos ter uma marca que detenha a lealdade dos clientes, é de extrema importância valorizar as emoções e sentidos dos seus consumidores.
▶️ se você não conhece este vídeo, sugerimos que o assista pois é muito inspirador! clique aqui e confira o TED 'How Great Leaders Inspire Action | Simon Sinek’ e confira os conceitos que falamos hoje